Transtorno de ansiedade na infância
Características e formas de enfrentamento

Por Aline Cataldi


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Medo e ansiedade podem exercer uma grande interferência na vida da criança, atrapalhando escola, vida familiar e amizades.  Muitos não sabem, mas a ansiedade é o problema mais comum em crianças de todas as idades.

Necessário se faz perceber se a ansiedade está prejudicando a vida da criança. Crianças ansiosas costumam ter menos amigos que as outras da mesma idade. Na escola o temor de fracassar nas provas pode prejudicar completamente a concentração. Quando sente ansiedade, a criança apresenta pensamentos que giram em torno de algum tipo de perigo ou ameaça.

A ansiedade também é experimentada no seu corpo. Quando a criança se torna ansiosa, seu corpo se torna mais alerta. A reação de luta ou fuga envolve mudanças como aumento da frequência cardíaca, respiração, transpiração e náusea. Quando apreensiva a criança pode queixar-se de dor no estômago, de dor de cabeça, pode vomitar, ter diarreia ou fadiga. Em situações que a deixam ansiosa, ela pode sentir as pernas bambas, chorar, agarrar-se a adultos ou ficar trêmula.

A ansiedade quase sempre envolve algum tipo de fuga. Numa criança ela é alimentada por diversos fatores, como a maneira de pensar da criança. Crianças ansiosas veem o mundo como um lugar perigoso. A maneira da criança lidar com seus temores, geralmente é fugindo de situações ameaçadoras. E também a maneira como ela e os pais interagem, já que muitos pais acabam se precipitando e assumindo o controle da situação para proteger o filho ansioso. Todos esses fatores podem ser mudados ou aliviados.

Muitas crianças têm dificuldade em dar nome e medir os sentimentos. Então, antes de aprender a controlar a sua ansiedade, deve aprender as emoções, suas diferenças e semelhanças e aprender a medir sua intensidade numa escala de zero a dez.

A criança ansiosa tem a crença central de que o mundo é um lugar perigoso. Desta forma, ela deve ser estimulada a enfrentar de maneira gradual todas as situações temidas.

As crenças que as crianças têm sobre uma situação ou evento é o que determina o que ela sentirá diante disso. Geralmente, elas superestimam a probabilidade de ocorrência de coisas ruins e formulam hipóteses catastróficas para o resultado final dos eventos. Necessário se faz que a criança aprenda a pensar de forma diferente sobre as situações. Pensamentos apreensivos trazem mais ansiedade, pensamentos tranquilos nos relaxam.

Para mudar os pensamentos, devemos realmente acreditar em pensamentos novos. Devemos nos convencer de que nossas crenças não são verdadeiras. Desta forma, nos transformar em cientistas ou detetives de nossas vidas, procurando evidências para cada pensamento negativo que vier em nossa mente. Para crianças, falamos em “pensar como um detetive”. Ao nos sentir ansiosos devemos nos perguntar: “O que estou esperando que vá dar errado?”.

Este tipo de técnica, assim como técnicas de relaxamento, pensamento realista, aprendizagem de habilidades sociais e autoconfiança são técnicas muito eficazes, aprendidas na terapia cognitivo-comportamental para crianças, adolescentes e adultos.

Evitar situações temidas é uma das principais causas de ansiedade em crianças. Quando fugimos ou evitamos situações que nos causam medo e ansiedade, nunca aprendemos a lidar com nossa própria ansiedade e não constatamos que a situação não era tão perigosa quanto imaginávamos e que somos mais fortes do que pensávamos.

As crianças devem ser incentivadas a enfrentarem seus temores. Proteger ou assumir coisas pela criança pode fazê-la sentir-se melhor a curto prazo, mas contribuirá para manter a ansiedade a longo prazo.

Podemos concluir que a ansiedade é uma emoção normal e que nos ajuda a lidar com as situações difíceis, desafiadoras ou perigosas. A ansiedade é comum.  Mas a ansiedade se torna um problema quando ela impede que a criança, por exemplo, desfrute da vida normal, afetando sua escola, relações familiares, amizades ou vida social.

A Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) está baseada na ideia segundo a qual o modo como nos sentimos e aquilo que fazemos são motivados pela forma como pensamos. A TCC é uma das formas mais efetivas de ajudar crianças com problemas de ansiedade.

 



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